segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Desterro



Mauro Pandolfi

A bola escapa para a linha de fundo. O tempo vira ilusão. Os olhares são de desespero. Atônitos e perplexos. As mãos juntas, entrelaçadas, oram por um milagre, um descuido, um acidente. A bola volta ao campo. O árbitro junta as mãos, ergue-as e assopra o apito. Fim da agonia. O choro libera o desespero e a angústia. Não há o que fazer. Gritar, espernear, xingar. É só catarse. Nada mais! O rebaixamento é um túnel sem sinal de luz. Há só sombras, que se movem na escuridão. São fantasmas? Zumbis? O futebol não é walking dead. É um jogo de vida. A 'morte' no futebol é só o recomeço da vida.
Há um bom tempo, num encontro do pessoal que cursou História, meu querido amigo Daniel, que partiu antes do combinado, questionou-me sobre o rebaixamento. "O que sentiste quando o Grêmio caiu?", perguntou. 'Nada', respondi. Daniel tomou um gole de conhaque e explicou: "Eu estou nervoso, triste, quase deprimido com aqueda do Vasco. Nada do que faço dá certo. Estou sem paciência". Tentei conformá-lo, dizendo que a segunda divisão é maravilhosa. "Seu Vasco vai vencer mais do que perder. Será campeão!' E, foi!
Fui embora caminhando, pensando no temor do Daniel. Então, percebi. Futebol é um pouco mais que nada. É só a vida. Lembrei-me do Grêmio na segunda. Como foi dolorido aquele ano. Triste e pesado. Fiquei insatisfeito, reclamão, brigava por qualquer coisa, qualquer motivo. Foi instintiva tristeza. Não tinha percebido a magia e a 'desgraça' do futebol. Nunca entendi o que aconteceu. A Batalha dos Aflitos me libertou. A vida volto u. E, fiquei com medo do futebol. Adoro a poesia do jogo. Mas, estou atento ao lado nefasto, perigoso. Afinal, Batalha dos Aflitos é só uma.
Não vi os vizinhos do andar de baixo. Domingo, após a rodada, o apartamento estava silencioso, escuro, triste como a queda do Vasco. A  segunda divisão é só um recomeço. Dolorido. Mas, é inevitável.  Títulos, rebaixamentos, vitórias, derrotas passam, são passageiros. A única coisa eterna no futebol é a emoção, a vida. Afinal é um teatro de grama e paixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário