quarta-feira, 15 de julho de 2015

O consultor

Mauro Pandolfi

Mário Jorge Lobo Zagallo é o consultor para a modernização do futebol brasileiro. Ele foi escolhido pela cbf. Chegou o dia da primeira reunião.
- Bom dia! Vim para a reunião. Qual é a sala?
- Entra, seu Zagallo. Sala 13. Estão lhe esperando.
- Começamos bem! Quem está lá?
- O Gilmar.
- Qual Gilmar?
- O goleiro.
- Conheço muito bem!
- É aqui a reunião?
- Entra seu Zagallo. O senhor é uma glória. Seja bem-vindo!
- Quem é você?
- O Gilmar, o goleiro. Fomos parceiros de time, não lembra?
- Tu não envelhece. Qual é o segredo da fonte da juventude. Parece mais novo que o crioulo? Tem visto o Pelé?
- Não, seu Zagallo. Eu sou o Rinaldi. O senhor me confundiu com Santos Neves.
- O Gilmar que conheço é aquele. Você faz o que na cbf? Supervisor ou serve café? Aliás, não vi o doutor Havelange e nem o doutor Teixeira. Quem ligou para mim foi um tal de Del Nero. É o assessor ou quem arruma as coisas para as viagens?
- Sou o coordenador de seleções. E o Del Nero é o presidente da cbf. E, ele não quer saber de viajar.
- Quem vai participar da reunião?
- Eu, o senhor, o Parreira e outros treinadores
- O Carlinhos? Este está em todas as boquinhas.
Gilmar convida para entrar e pede um café.
- Eu tenho amor pela amarelinha. É a coisa mais importante do mundo. Todo mundo tem de engolir! Somos o país do futebol! Nós ensinamos. Nunca aprendemos.
- O senhor tem visto os jogos? Alguma novidade?
- Tudo tico-tico. Tocam a bola de um lado para o outro. Parece o América. Não ganham nada.
- O senhor acha que a Alemanha é assim?
- A Holanda é assim. Carrossel é para parque. E de qual Alemanha tu estas falando? Oriental ou Ocidental?
- O que o senhor me diz do Gérson, do Fluminense?
- Gosto muito. Pensa o jogo, é canhoto e fala muito. Cuidado! O soar dele é barulhento e pode incomodar alguns.  É um papagaio. Mas indico também o Paulo César.
- Qual Paulo César?
- O Lima do Botafogo. Dribla bem e chuta forte.
- O Caju? Não joga mais.
- Ó, coitado! Foi lesão?
- Idade! Preciso de um zagueiro rápido, enérgico. Tens um nome?.
- Chiquinho!
- Não lembro. Em que time joga?
- Botafogo.
- Não vi jogar. É bom, mesmo?
- O Pastor é um guerreiro, sua a camisa, o que vai alegrar muitos, e é  melhor que o Brito.  A imprensa não gosta dele. Mas eles não entendem nada de futebol. Enchem o saco com Dirceu Lopes e Ademir da Guia. Dois meias superados. Bons são o Dirceu e o Rodrigues Neto.
- E, o Marinho, que o Cruzeiro contratou, o senhor gosta?
- É abusado. Apoia muito. Tive que criar um esquema com o Dirceu. Leva os dois.
- Dirceu? Já sei quem é. O Ganso lhe agrada?
- Não lembro dele. Gosto é do Pintinho. E o Dario? O presidente não pediu?
- Pedir todo mundo pede. Às vezes, atendemos. Sabe como é....
- Tem um volante novo do Inter que o Carbone falou.
- Dourado?
- Não! Tem nome de pássaro. Acho que é Águia.
- Falcão! Daqui a pouco ele chega para a reunião. Agora, é treinador.
- Bem que me disseram que iam renovar tudo. Mas, um juvenil ser técnico é um exagero, não acha?
- Ele tem quase 60!
- Então era gato. Bem que o Carbone me disse que os gaúchos achavam ele um gato. Por falar em gato, o Leão vai continuar no gol?
- Ele, também, vem para a reunião. Não é mais goleiro. Está em casa descansando.
- Acho que também vou para casa descansar. Mas vou dar uma sugestão: convoquem o Ferreti!
- Ferreti? Quem é?
- Não conhece! O jogo está difícil, apertado, complicado. Chamo grandalhão e o Paulo César mete a bola na cabeça dele. É gol! Depois, fecho time. É o meu talismã. Nunca falha.
-Vou pensar!
- Querem renovar com quem não conhece nada! Avisa ao doutor Havelange que estou a disposição. Afinal, 'Zagallo é o novo' tem treze letras e sou pé quente. Dá um abraço no Carlinhos. Tchau!

Nenhum comentário:

Postar um comentário