sábado, 22 de agosto de 2015

Conversas com Rai

Mauro Pandolfi
Manhã. Quase madrugada. Saio para caminhar. O sol tenta escapar das nuvens. Toca o celular.  O nome na tela é de Rai Carlos, o vidente cego, meu grande amigo. "Este suor é a glória de tua, manhã, hein Mauro? E o olhar feliz, leve e esperançoso. É o Grêmio?" O riso escapa pelo fone de ouvido. Procuro um banco e continuo a conversa. "O futebol ainda me provoca alegria, prazer. Ainda mais quando o motivo é gerado pelo Grêmio. Será que vamos para o título?", comento A gargalhada explode no meu ouvido. "Tu és um sonhador! Nunca perde a ilusão, a esperança. Que bom que tu és assim, Mauro. Mas..." A ligação caiu. Volto a música e a caminhada. Sonhador, ilusão, esperança? Rai contesta a minha versão de cético saudável. Fazer o que!
O que seria o 'mas' do Rai? A dúvida varou o dia. Comentei no almoço, no trabalho, a conversa. Vários palpites, insinuações e, até, desejo do que é o 'mas...' No silêncio do quarto perco-me nas divagações e nas possibilidades. A mais provável é de 'não chegou a hora da festa'. Pode ser! Há times mais fortes, com treinadores com mais tempo que o do Grêmio. Equipes bem definidas, organizadas, com jogadores de seleção. O Grêmio é um time de três meses, não mais que isto. É articulado, arrojado, com uma estética moderna de jogo. Não é candidato ao título. Ficar entre os quatro é uma boa colocação. Ou, não?
Sonhar é uma forma poética de ver, viver a vida. Rai Carlos é um otimista. Ligo para ele para tirar a dúvida. Primeiro ele filosofa. "A vida é para quem acredita no impossível, no imponderável, naquilo que nunca vai acontecer. Tudo é possível. A vida é aleatória. A cegueira não tirou a minha visão. Fez eu enxergar o que poucos olham. Olho para o céu e vejo o movimento das estrelas. Não sei explicar o que ocorre. No movimento dos astros interpreto a vida. Não sou adivinho. Sou um vidente. Interpreto que vejo. Só o que vejo". Fala e completa com a gostosa gargalhada. "Sou um fraude? Depende de quem me entende e escuta. Sou verdadeiro. Mas, aqui a verdade é próxima da fraude".
E, o Grêmio? Vamos finalmente ganhar um título. "O movimento astral e arbitral favorece o Corinthians. Há uma queda de qualidade de jogo em outubro. Se somar pontos suficiente até lá, ninguém tira o título. Os mineiros estão em baixo astral. O Atlético não tem chance e o Cruzeiro corre sério risco de rebaixamento", explica. O buraco astral do Corinthians será aproveitado por quem?, pergunto. "Se até a data do aniversário, o Grêmio for o líder ou o segundo colocado será campeão. Aliás, ganhará, também, a Copa do Brasil. Se for o terceiro ou quarto até 03 de setembro, ficará fora da Libertadores. O Palmeiras, Sport e Atlético Paranaense aproveitarão os erros do Corinthians e do Grêmio. O Fluminense fez um pacto com o diabo, os tempos são de Deus, não chegará a lugar nenhum. A tendência é o desabamento". Ele alerta. "É um indício. O futebol também é aleatório e todos podem modificar o seu futuro. Ele está escrito. Porém, não é definitivo".
Não resisto a curiosidade e pergunto sobre o Brasil. "O Brasil está louco. Estamos todos doidos. Esquizofrênicos e paranoicos. Estamos presos em conceitos, berramos por eles, xingamos por eles. No entanto, não os vivemos. Não somos o que imaginamos ou pensamos. Somos outros. Os políticos brasileiros e todos, como gostam de falar, os atores sociais são bipolares. Não distinguem mais conceito e interesse pessoal.  Há uma tentativa de conchavão. Porém, todos sabotam o acordo. Desde governo até a oposição. A conjugação astral, o inferno de Cunha e a inércia da alquimia tucana favorece Dilma. Mas..." A ligação caiu. É tarde! Vou esperar os fatos.

2 comentários:

  1. Mauro, meu amigo, tudo bem?
    Mais um belo texto! Fico feliz em saber que estás caminhando. Meu médico, esta semana, puxou minha orelha e quer que eu ande!
    Este vidente é o mesmo do Ilgo, do Boteco?
    Vou torcer para estarmos na liderança ou vice nas próximas semanas. Já gostei deste vidente, só pelas previsões...
    Logo mais jogamos nossa vaga na CB contra o Coxa. Acredito que voltaremos a apresentar um bom futebol hoje.
    Escrevi no boteco que nosso Marcelo Oliveira lembra o eterno Hugo De Leon, fisicamente.
    Grande abraço meu amigo e obrigado pelos belos textos de sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas, meu amigo Alexandre!
      Grato pelos elogios. Rai Carlos é um velho conhecido da época de jornalismo. Fiz algumas matérias com ele. Ficamos amigos. De tempos em tempos, eu encontro. "Quando bate a saudade, a necessidade e a dor nos encontramos",. Foi assim que sugeriu nossos encontros. ÀS vezes, ligo. Noutras, ele. É cara especial.
      Eu resumo as 'previsões'. São bem detalhadas. Tomaria muito tempo. Acerta bastante. No blog há dois ou três textos que falo dele. Uma má notícia: vamos chegar perto dos títulos. A chance de ganhar é pequena. Falta uma estrela no universo astral do Grêmio. Uma jovialidade, disse ele. Um guri destemido, jovem, guri mesmo. Eu acho que é o Lincoln. Já em 2016 teremos títulos. O jovem estará ao lado de Luan e Pedro Rocha. A sacado de Pedro Rocha, segundo o Rai, mexe no mapa astral. Fernandinho tem o signo da derrota. Mas, são só previsões. Eles erram. Vamos torcer.
      Não gosto do futebol do Marcelo Oliveira. Fisicamenbte, lembra o caudilho. É a barba! Só a barba! Falei para o meu irmão Mário que gosto do jogo do Grêmio. Me encantas aquele 'desprezo' pelo jogo. Mas, falta apetite. Falta obsessão pelo gol, falta tesão pelo gol. A hora que encontrar, saí de baixo!
      Fiquei perplexo com o Ilgo. Que desespero! Quepaúra pelo grenal. Se há tanto medo, v,amos abandonar, cair fora. Não entendi a coluna. Dale Biba já intimidou? Vamos para dentro deles! O Rai é o mesmo que citei no boteco.
      Tomei teu tempo. Abraços, beijos em ti e na família.

      Excluir